hey!!

Já que me visitas, vou apresentar-me, uma questão de educação: sou o blog da eliana, vá... ela gosta de me chamar "o meu SPOT", sou o... Spot dela!! :)
Aqui vais encontrar muita informação a vários níveis, todos eles em volta da eli: caracterização, preocupaçoes, gostos, amizades, família, sentimentos..., aqui aprofundarás o conhecimento que tens desta nossa amiga!

Uma boa viagem pelo seu íntimo, enjoy it!! *

sexta-feira, 23 de março de 2007

Verdades que existem, negligências que persistem!


Como parece ser hábito na minha vida, surge um novo confronto com uma verdade que todos sabemos existir, mas nunca nos apercebemos realmente dessa verdade se não chocarmos com ela de frente. Eu, hoje, choquei! Refiro-me a crianças negligênciadas pelos próprios pais.
Estou a estagiar, dedico-me todas as sextas-feiras a observar (observação naturalista) e descrever aquilo a que assisto na sala de aula. Desta forma me apercebi que naquela turma de crianças entre os 9 e os 10 anos, uma menina se sente esquecida pelo pai, isto porque às horas de saída esta criança olha para os pais dos colegas que esperam por eles ao portao antes do toque ou aparecem o mais tardar 10minutos depois deste e, o pai desta pequena, aparece entre 40minutos a 2horas mais tarde. Mas o atraso nao é tudo na vida desta criança: nao se trata de um simples atraso, de uma demora no trabalho, de um imprevisto...não!! o pai esquece-se mas quando lhe ligam para o relembrar que tem uma filha que espera das 17h às 20h que alguém a leve a casa, este alega que não se lembrou e que se encontra numa casa de jogos ou num café a beber uma cerveja!! Vi os olhos tristes daquela miuda que me dizia constatemente: "o meu pai esquece-se sempre de mim, mas não é porque come muito queijo, deve ser por causa do alcool".
É triste!

5 comentários:

Anônimo disse...

Não te posso dizer que é um caso raro, não te posso dizer que é um mal de fácil esquecimento ou que é apenas um mau sonho, mas sim que é uma "praxe", uma iniciação à realidade.
Tal como essa criança, existem muitas mais e com problemas diferentes mas com uma mágoa tão profunda como essa.
Como "adulta", apenas te posso dizer: um sorriso, uma palavra amiga, uma brincadeira com ela podem fazer maravilhas e pode fazer-lhe ver que existem outras pessoas diferentes do pai.
Como amiga, apenas te posso pedir: não leves os problemas que encontras no trabalho para casa senão vais deixar de ter uma casa para ter uma prisão. Ajuda com o que podes, sendo quem és .. e acredita que já vais fazer muito mais do que muito boa gente.
Bom, bjinhos miga * e espero ver-te em breve!
Clara

Anônimo disse...

Casos desses há muitos e nós como futuras professoras vamos lidar com muitas situações destas ou ainda piores. Temos que tar preparada pa tudo e ajudar estas crianças que não tem culpa dos pais que tem.
Estas situações chocam nos e deixam nos em baixo porque é triste ver uma criança disser que o pai se esquece dela e que em vez de a ir buscar vai pos copos.
Mas nós estamos cá para lhe "roubar" sorrisos e ajudar a minimizar esta dor :)
beijinhos miga
Ana Brito

Anônimo disse...

É triste... há pais que nunca o deveriam ser mas... a natureza não decide essas coisas e Deus... às vezas parece que está distraído.
Quem estiver perto dessa criança deve dar-lhe muito amor e tem a obrigação moral de denunciar esse pai negligente.

ATELIER DA MI-CÀSINHA disse...

ESTA CRIANÇA COMEÇU CEDO A SER ESQUECIDA. TENHO ESPERANÇA QUE AS PESSOAS QUE A RODEIAM NÃO COMETAM O MESMO ERRO DO PSEUDO PAI. TEMOS DISTO EM TODAS AS IDADES E DE TODAS AS FORMAS. É SÓ SAIR Á NOITE E VER COMO É MAIS FÁCIL COLOCAR €s NAS MÃOS DOS (CRIANÇAS)
FILHOS E MANDÁ-LOS PARA A RUA PARA NÃO "CHATEAREM MUITO EM CASA"
É QUE DÁ TRABALHO EXPLICAR PORQUE SE DIZ NÃO OU SIM, E QUANDO E PORQUÊ.É DEGRADANTE VER MIÚDOS QUASE EM COMA ÁLCÓLICO À PORTA DE BARES E DISCOTECAS. PAIZINHOS VÃO VER O QUE OS VOSSOS FILHOS FAZEM QUANDO TÊEM OS €s QUE VOCÊS LHES COLOCARAM NAS MÃOS.

RUTE MATOS disse...

OLÁ ELIANA,
SOU UMA "AMIGA" DA SUA MÃE
TRABALHO COM CRIANÇAS E INFELIZMENTE SEI O Q ISSO É...
NESTA NOSSA PROFISSÃO DEPARAMO-NOS MTS VEZES COM SITUAÇÕES DESTE GÉNERO, E NUNCA CONSEGUIMOS Q NOS PASSE AO LADO.
EU JÁ VIVI SITUAÇÕES BEM SEMELHANTES A ESSA E É MT TRISTE VER UMA CRIANÇA SE SENTIR ABANDONADA.SÓ LHE POSSO DIZER Q DÊS TODO O CARINHO, ATENÇÃO, TRANQUILIDADE, ETC ENQUANTO DURA A ESPERA PELO PAI Q PREFERE ESTAR EM ALGUM SITIO A BEBER UMA CERVEJA A IR BUSCAR A FILHA À ESCOLA.Q SE ESQUECE DELA.FAZ JOGOS COM ELA, ENFIM FAZ-LHE SORRIR
BJS